terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tatuagens na Cultura Skinhead (extraido do zine Cultura Antifascista 3ª edição, autor: Mauricio)

Skinheads faziam tatuagens que hoje são chamadas de "old school", eram as tatuagens feitas no século passado, no seu início, por marinheiros britânicos, que também as espalharam pelos continentes. Essas são caracterizadas por linhas externas grossas, sombreamento preto pesado, cores primarias limitadas e desenhos "padrão" como a pantera negra, coração, adagas, pin-up girls e rosas.

ANDORINHA
Tradicionalmente a andorinha é uma tatuagem que um marinheiro fez após viajaar 5.000 milhas náuticas no mar e representa "voltar para casa com segurança". Muitas vezes uma andorinha é o "primeiro sinal de terra". Elas são reconhecidas à distância, percorrem a praia durante a migração e descansam sobre barcos perto da costa marítima. Andorinhas também voltam para casa todos os anos, não importa onde elas estão, representam uma fonte de conforto para os velejadores longe de casa.
São também associadas com lealdade e fidelidade - andorinhas escolhem um companheiro para a vida, e só este tem acesso ao ninho.

SKINHEAD CRUCIFICADO
Este símbole é um dos mais antigos e tradicionais símbolos skinhead. Ele é usado para simbolizar o sofrimento da classe trabalhadora. As vezes é usado como uma mensagem ameaçadora. Mas sua principal utilização desde suas primeiras aparições (especula-se que tenha sido criado, inicialmente, para a banda The last Resort), seria a de representar a "crucificação" que os skinheads sofrem da mídia e da população em geral, pelos erros e crimes que outros cometem.

TEIA DE ARANHA
É geralmente tatuada nos cotovelos, mas as vezes também nos ombros e joelhos. É uma tatuagem que foi associada no início à violência, pois era uma tatuagem prisional que indicava homicídio. Em alguns lugares, é associada à dependência química, pode simbolizar estar preso ao sistema, ser apanhado pelas teias do destino, em situações que você não pode controlar. Mas também associada à racistas, pode significar que você ja matou alguem de uma minoria étnica.

BOTAS
As botas são tatuadas para simbolizar o skinhead como proletário, para enfatizar o orgulho de sua posição, além de ser um dos elementos principais do visual skinhead.

A.C.A.B.
É uma sigla que significa "todos os policiais são bastardos". Este lema é usado por torcidas de futebol na Europa (normalmente de esquerda), e também por tribos urbanas, em sua maioria, de esquerda ou anarquista, grande parte composta por skinheads ou punks. Usam este termo para denunciar violência ou uso da força excessiva por parte das autoridades policiais.

Skinhead
Os skinhead tatuavam a palavra "skinhead" em partes variadas do corpo, desde a cabeça, pescoço, até as mãos.Ou tatuavam figuras de Skinheads, principalmente nos braços e pernas.

Cruz
na maioria das vezes, tatuada na parte frontal da cabeça, entre os olhos (muitas vezes acompanhada da palavras "skins"), às vezes nos dedos, ou no topo da mão, entre o polegar e o indicador, é uma tatuagem comum, muito presente na segunda geração de skinheads. Essa tatuagem tem dois significados principais, que são mais aceitos: Pode ter a mesma conotação do skinhead crucificado ou ser a Cruz de São Jorge, a cruz vermelha, no centro das bandeiras da Inglaterra e Reino Unido.

Bulldog
O Buldogue é a personificação animal do Reino Unido, os seus habitantes têm a fama de ter um "espírito de buldogue", referenciando as dificuldades que suportaram durante a Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill tinha uma cara similar a um buldogue, de modo que também é associado a ele. (Opinião do autor deste blog: Pra mim tudo isso é baboseira, antigamente o bulldog era o animal mais violento e usado em rinhas, antes da existencia da raça pittbull, alem de ser um cão tradicional inglês, o bulldog moderno é uma mistura de linhagens que geraram este adoravel companheiro docil.)

Música
Muitas tatuagens comuns aos skinheads são também as de nomes de bandas, selos de gravadoras ou estilos musicais que ouvem, que por si só, já expressam seu significado.


Devido ao seu significado tatuagens são uma expressão da individualidade e devem ser escolhidas com cuidado. Quando feita a tatuagem só mantém a sua essência, pois passa a ter um significado particular para o tatuado. Além disso, skinheads tatuam qualquer coisa que tenha um significado próprio, como qualquer outra pessoa.


Tatuagens na Cultura Skinhead (extraido do zine Cultura Antifascista 3ª edição, autor: Mauricio)

19 comentários:

  1. mto bom, eu sempre tive curiosidade em saber o que as tatoos significavam...

    ResponderExcluir
  2. A teia no cotovelo é uma tatuagem de marinheiro. Ela representa que passa muito tempo com os cotovelos no balcão até criar teias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim concordo com os significados porém por ser um desenho um símbolo pode ser feito pra deverssas coisas do mesmo jeeito que quando VC e criança seus país dizem o azul é cor de menino e o rosa e de menina então se tem vontade de tatuar alguns desses desenhos símbolos no corpo não tem problema algum des que VC não pertence algum bando gang skin punk careca algo a sim escolha bem o que quer tattuar ou seguir

      Excluir
    2. Sim concordo com os significados porém por ser um desenho um símbolo pode ser feito pra deverssas coisas do mesmo jeeito que quando VC e criança seus país dizem o azul é cor de menino e o rosa e de menina então se tem vontade de tatuar alguns desses desenhos símbolos no corpo não tem problema algum des que VC não pertence algum bando gang skin punk careca algo a sim escolha bem o que quer tattuar ou seguir

      Excluir
    3. nas cadeias o significado eh outro, crimescontra a vida, homicidio tentativa etc..

      Excluir
  3. Por mim não tem significado algum. gosto da teia de aranha e pronto

    ResponderExcluir
  4. Por mim não tem significado algum. gosto da teia de aranha e pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pau no cu é sempre pau no cu, tatuar algo sem saber siguinificado é coisa de retardado, sem querer fazer rimas!
      a teia pode siguinifcar também a união

      Excluir
    2. Tá certo cara quem colocou algum significado em tattoo que é o verdadeiro pau no cu

      Excluir
    3. ae andre tenho mais tatpo que vc tem de idade e o significado delas eh que to cagando e andando pra otario que pensa saber o que nao sabe

      Excluir
    4. A teia é a união, Vida longa Subúrbio OI!

      Excluir
    5. Eu tenho uma tatuagem dessas mais só por gostar mesmo

      Excluir
  5. quero saber o que tem a cruz malta com os skins

    ResponderExcluir
  6. Você deve estar se referindo a cruz de ferro, que é bem parecida com a de Malta, ela era usado nos escudos dos cavaleiros templários na epoca das Cavalgadas; e simbolizava Honra, Coragem e Orgulho. Na 2ª guerra guerra este simbolo era usado junto com uma suastica, como condecoração, ou seja, ele por si não apresenta nenhuma restrição. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. tenho uma tattoo de teia de aranha no cotovelo, nunca cometi um crime sequer e não sou racista...

    ResponderExcluir
  8. Somente os antigos e verdadeiros skins sabiam e respeitavam os significados de cada tatuagem, hoje as tatuagem não são mais respeitadas e não tem mais significados, hoje é moda!!!

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkk acab de esquerda???? os antifas nao podem ver um ns ou careca que ja saem correndo chamar a policia ... acab total kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir