quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CRACK, NEM PENSAR!


A pedra do crack é produzida a partir da pasta base da cocaína misturada com bicarbonato de sódio ou amônia que resulta em uma pedra que é queimada e sua fumaça inalada, o efeito começa após 12 segundos, tempo suficiente para droga atingir o sistema nervoso central estimulando-o intensamente por cerca de 10 minutos, o crack age bloqueando a absorção natural de dopamina, uma substancia responsável por regular o sistema de prazer e recompensa, com os neurônios encharcados pela substancia surge uma sensação imensa de euforia, por isso quando o efeito passa a necessiadade de usar de novo é grande pois não há mais reserva natural de dopamina, alem disso sem as reservas da substancia a pessoa passa a ter uma grande insatisfação em relação à vida, (como dito antes causado pela desregulação do sistema de recompensa do corpo) o usuário passa a não sentir mais prazer com outras coisas, como sexo, comida, etc. Sem sentir prazer por mais nada o usuário volta logo para a droga.
O drama vivenciado por diversos jovens dependentes do crack não é exclusivo deles, parentes, amigos, namorados (as), todos sofrem e os mais próximos são os mais atingidos, na busca incessante pela droga, usuários fazem de tudo pela pedra, desde vender seus bens até roubos, tráfico e prostituição.
— Se o diabo inventou um inferno na terra, esse inferno é o crack — ressalta Roberto Faleiro, coordenador da Casa de Passagem São Francisco.
Não existe um remédio que “cure” a dependência do crack, os médicos receitam remédios antidepressivos, mas é a força de vontade do usuário que o faz largar a pedra, superando a fissura e percebendo que esta doente e precisa se tratar, o viciado já deu o primeiro passo. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento mais fácil do corpo se readaptar, mas nunca é tarde para largar a droga.
“Para começar, não basta parar com a droga. Tens que mudar teus hábitos, mudar de turma, mudar teus pontos de interesse. Comece a praticar uma atividade física (caminhar e, se possível, correr são atividades que podem ser feitas em qualquer lugar, a qualquer hora e sem custo). Alia-te a outras pessoas que possam ser motivadoras (grupos de ajuda mútua) e procure aprender mais sobre o teu problema. Finalmente, quando tiver vontade de usar drogas, pense em tudo de ruim que ela pode te trazer, procure fazer outra coisa, coma algo, beba água gelada, mastigue gelo, faça abdominais e/ou apoios, tome um banho, enfim procure tirar o teu pensamento da droga e o coloque em outra dimensão. Continue tentando sempre e encontre dentro de ti o teu poder. Ele existe e sei que és capaz.” - Dra. Irma Rossa


[CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIA-LA]

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/rs/cracknempensar/home,0,3710,Home.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário